Skip to content

UP+
"...Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: “O Senhor fez coisas grandiosas por este povo”.Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres." Salmos 126:1-3

Hoje Festa da Trombeta

Publicado por Roseli Garrucho - agosto 26, 2014 - Palavra Pra. Roseli

 

A festa das trombetas

Deus tem um plano redentivo que se revela nas Festas do Senhor. Ou seja, as Festas têm para Israel um sentido histórico, e para a Igreja, um sentido profético.

As festas do senhor

“Disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As festas fixas do senhor, que proclamareis, serão santas convocações: são estas as minhas festas.”

Festa das trombetasLevítico 23:23-25

“Disse mais o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso solene, memorial, com sonidos de trombetas, santa convocação. Nenhuma obra servil fareis, mas trareis oferta queimada ao Senhor.”

Sete é o número especial de Deus – indica integralidade e a perfeição.

Há sete festas do senhor ( 1) PÁSCOA; 2) ASMOS; 3) PRIMÍCIAS; 4) PENTECOSTES; 5) TROMBETAS; 6) EXPIAÇÃO; 7) TABERNÁCULOS ).  A festa das trombetas ocorre no sétimo mês, e neste estudo nós verificaremos na Palavra de Deus, que há sete selos, sete trombetas e as sete últimas pragas envolvidas nesta profecia que começa com esta festa especial das trombetas.

As Trombetas De Prata!

Observe que esta festa é um “memorial com os sonidos de trombetas” (Lev. 23:24).

Deus mandou Moisés fazer duas trombetas de prata e deviam ser usadas: “para convocar a congregação e para a partida dos arraiais” Também deveriam ser tocadas quando fossem sair para pelejar contra inimigos, então Deus se lembraria deles e os livraria dos inimigos (Números 10:2-3;9). Também deveriam ser tocadas em dias de celebração, de alegria, nas solenidades, e no início de cada mês, e ainda quando houvesse sacrifício no holocausto. (Números 10:10)

O Shofar!

Havia também uma outra trombeta que deveria sonir na festa das trombetas, e deveria ser uma trombeta especial feita de chifre chamada um “Shofar”.

Conforme dissemos no início, o shofar é mencionado na Bíblia aproximadamente 70 vezes e traduzido para o português como “trombeta” ou “corneta”.

O shofar é usado também como um alarme da guerra: “Tocai a trombeta (shofar) em Sião, e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, já está próximo.” Joel 2:1

Como Jeremias reagiu quando ouviu o som do shofar? “Ah! meu coração! meu coração! Eu me contorço em dores. Oh! as paredes do meu coração! Meu coração se agita! Não posso calar-me, porque ouves, ó minha alma, o som da trombeta (shofar), o alarido de guerra.” Jeremias 4:19

Jeremias ficou cheio de medo com o som do shofar retinido como alarme para guerra, significando que a morte e a destruição estavam próximas.

É este aviso da guerra que dá à festa das trombetas um toque de seriedade e de solenidade!

Por que Guerra?

Por causa da desobediência e do pecado do povo. O Livro de Jeremias está repleto de citações a respeito das razões do juízo e de palavras proféticas conclamando o povo ao arrependimento.

Por que Profecias?

Para que haja arrependimento e “então” possamos receber novamente as bênçãos de Deus (Ler Deuteronômio 28). As profecias bíblicas sobre a Casa de Judá se cumpriram. Um exemplo de o que acontece quando há arrependimento, vemos na história do profeta Jonas. (Jonas 3:10).

O fim dos tempos!

A Festa das Trombetas é também profética, e tem a ver com segunda vinda de Jesus e com o final dos tempos!

Em Mateus 24:3 os discípulos perguntam a Jesus quando aquelas coisas profetizadas haveriam de acontecer, e que sinal haveria da vinda do Senhor, e da consumação do século…

O primeiro sinal que Jesus deu foi o de falsos profetas que tentariam iludir o povo.

Os sinais seguintes que Jesus revela são: guerras, fomes, pestilências, e terremotos: (Mateus 24:6-8 ).

Jesus continua com o sinal da Grande Tribulação: “porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido, e nem haverá jamais.”

E depois Ele fala da sua volta afirmando:

Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados.
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
” – Mateus 24:29-31

Jesus voltará em um tempo de guerra mundial! O toque do shofar (trombeta) também se faz em tempo de guerra!

Este é o tempo em que o Senhor está levantando o Tabernáculo de David (Atos 15:16) – É o tempo em que o Senhor está estendendo a Mão para resgatar o restante do seu povo (Isa. 11:11) É o tempo de se buscar a ovelha perdida (Ezeq. 34:1-14).

Quando este tempo se completar “Naquele dia se tocará uma grande trombeta, e os que andavam perdidos pela terra da Assíria, e os que forem desterrados para a terra do Egito tornarão a vir, e adorarão ao Senhor no monte santo em Jerusalém.” (Isaías 27:13)

Israel será resgatado ao som da TROMBETA (shofar) na segunda vinda de Cristo.

Por quê as igrejas esqueceram da Festa das Trombetas?

Quando Cristo retornará?

Ninguém sabe o Dia ou a Hora! Só Deus que o Pai conhece: “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai” (Mateus 24:36).

Nós sabemos que Cristo voltará ao toque da Sétima Trombeta (shofar).

O sétimo selo é aberto em Apoc 8:1. Quando o sétimo selo for aberto, aparecerão sete Anjos, cada um com uma trombeta, as quais serão tocadas, uma a uma…  As sete trombetas compõem o sétimo selo. O toque da sétima trombeta anuncia a volta do Senhor!

Jesus voltará durante a Festa das Trombetas. A Festa das Trombetas, como a de Pentecostes, é de Alegria… Foi no Pentecostes que o Espírito Santo veio!Nota: O “primeiro dia do sétimo mês” é o Dia da Festa das Trombetas – (veja Lev. 23:24 Neemias 8:2)

Este dia para é para o povo de Deus se alegrar (Neemias 8:8-12), mas para o povo de fora é dia de trevas!

Nos dias de Esdras e Nehemias as pessoas se alegraram grandemente na Festa das Trombetas. Note que esta passagem diz três vezes que “este Dia é santo ao Senhor.”

Conclusão:

A Festa das Trombetas é um dia de solenidade. Começa com guerra mas termina com o retorno de Jesus Cristo em triunfo.A Festa das Trombetas é um Dia de se ALEGRAR e, como o Sábado sagrado semanal, é Dia Santo para Deus (Nehemias 8:2, 9-12).

 

Pastora Roseli Garrucho

 

Compartilhe este artigo!

Compartilhe nas redes sociais.


Artigos Relacionados

É possível que sejam do seu interesse.

Comentários

O que você achou do artigo acima?